Esse post é dedicado ao meu livro preferido e o primeiro livro que eu li, e um dos clássicos da literatura, e ao meu ver o melhor livro já escrito.
É o tipo de leitura que se recomenda para qualquer pessoa que pense em começar nesse universo que se chama literatura, principalmente crianças.
Foi o primeiro livro que eu li para minha filha e ainda leio até pra ela, e ela ama de paixão.
Resumo da obra:
Antonie de Saint- Exupéry, foi um escritor, ilustrador e piloto francês, que ficou internacionalmente conhecido pela sua obra "O Pequeno Príncipe", que é um clássico da literatura escrito em 1943. Aparentemente a obra parece ser destinada ao público infantil, porém engana-se quem pensa assim. O livro é cheio de mensagens e detalhes que conduzem o leitor a profunda reflexão.
Logo após seu lançamento na década de 40, alcançou sucesso rapidamente. Atualmente ele é o terceiro livro mais traduzido no mundo, ficando atrás somente da Bíblia e do Alcorão.
Por meio de uma linguagem única O Pequeno Príncipe é capaz de resgatar a criança que existe em cada um de nós, transmitindo mensagens de amor, otimismo e simplicidade.
Resumo do Livro (sem spoilers prometo):
No livro e contada a história de um piloto de avião que sofre uma pane e cai no meio do deserto Saara. Com pouca água disponível, o piloto precisa conserta o avião o mais rápido possível para poder sobreviver. Na manhã após a queda do avião, uma criança frágil e de cabelos dourados o encontra.
O menino pede para que o piloto lhe desenhe um carneiro, e sem entender o que se passa ele decide mostrar o seu antigo desenho de uma jiboia engolindo um elefante.
Este era o desenho criado pelo próprio piloto quando ainda era criança. Nenhum adulto jamais havia conseguido decifra-lo de maneira correta, dizendo que o que ele havia desenhado era um chapéu. Mas para sua surpresa o menininho interpretou o desenho corretamente, e lhe pediu mais uma vez para desenhar o carneiro.
Ver aquela criança em um lugar totalmente incomum despertou uma enorme curiosidade no piloto. Com o passar do tempo eles dividem suas experiências de vida e se tornam cada vez mais próximos. A convivência faz com que o piloto passe a chamar aquela criança curiosa de "Pequeno Príncipe". Os dois acabam construindo uma amizade pura e verdadeira, e assim, passam a procurar um meio de voltarem para seus lares.
Resenha do Livro:
Por se tratar de um livro voltado para o público infantil, ele não possui muitas páginas. O que não significa que a história é contada de forma corrida, muito menos que apresente pouco conteúdo. Pelo contrário, é possível tirar uma lição e refletir em cada frase e trecho do livro, o que faz dele o livro mais cativante que já li.
Antonie possui um dom, ele escreve tão bem que nos sentimos conectados com a narrativa assim que começamos a lê-lo. É possível observar a simplicidade de seus desenhos. Eles dão as paginas uma beleza única e ao mesmo tempo estimulam nossa imaginação. Sua intenção era cativar as crianças, mas ele conseguiu muito mais que isso. Antonie foi capaz de usar suas palavras em seu livro infantil para mudar a visão de várias pessoas, inclusive a minha.
Cada personagem na história possui características específicas e únicas. Estas características representam os diferentes tipos de adultos que podemos nos tornar. E cada lugar que o Pequeno Príncipe visita fica nítido os erros que cometemos quando adultos e como eles afetam nossa qualidade de vida.
Assim no decorrer da narrativa, o autor aborda assuntos como vaidade, os vícios e preconceitos.
Por meio dos pensamentos do Pequeno Príncipe, conseguimos refletir sobre esses e outros problemas sociais que conhecemos a medida que crescemos. A história também nos ensina muito sobre amor e amizade. e busca sempre mostrar que para que os bons relacionamentos sejam duradouros é necessário muita dedicação.
O Pequeno Príncipe é tão rico que vai muito além do seu gênero literário, por isso ele se torna um livro único e essencial. É impossível deixar de indica-lo, independente da idade, do leitor e do gosto de gênero, pois esta obra tem muito para ensinar.
Significado dos Personagens do Livro:
O Pequeno Príncipe:
O personagem que da nome ao livro é um dos dois protagonistas da história. Esta criança vem do asteroide 325 (conhecido na terra como B- 612) e deixa sua casa e sua querida rosa, viajando pelo universo. Nos vário planetas que visita tem contato pela primeira vez com adultos e fica espantado com o comportamento adulto e suas incoerências.
O pequeno príncipe representa a infância inconsciente dentro de cada adulto, simbolizando sentimentos de amor, esperança e inocência.
O piloto:
É o protagonista principal da história, e é representa ninguém menos que o próprio autor, Antonie de Sainte- Exupéry, ele também é o narrador da história, contando o fatídico dia em que seu avião caiu no deserto do Saara.
Na história quando criança o piloto sonhava em ser artista, mas foi desencorajado por adultos a sua volta. Apesar disso, ele faz vário desenhos para o Pequeno Príncipe e revela que sua visão de mundo é a mais parecida com a de uma criança.
Simboliza a atitude de perseguir e lutar pelos seus sonhos. A sua busca pelo poço no deserto revela a importância de aprender as lições através da exploração pessoal.
Quando o Pequeno Príncipe pediu para o piloto desenhar um carneiro, não ficou satisfeito com o resultado. Assim, o piloto desenhou uma caixa , afirmando que dentro dela vivia o carneiro que o Pequeno Príncipe havia pedido para desenhar.
Simboliza o poder da imaginação, capaz de ajudar a contornar problemas que aparecem no dia a dia. O Pequeno Príncipe fica preocupado que o carneiro coma sua Rosa. Por esse motivo, o carneiro representa a dualidade da entrega do amor: da prazer, mas também pode ser uma porta para o sofrimento.
Elefante dentro da Jiboia:
Este é um desenho feito pelo Piloto e é revelado ao Pequeno Príncipe.
Inicialmente os adultos não entendiam o desenho e o confundiam com um chapéu , por que a jiboia que comeu o elefante assumiu sua forma. Para explicar o desenho o Piloto fez uma segunda versão, um raio x que revela o elefante dentro da jiboia.
Esta ilustração pretende demonstrar que nem tudo que vemos é a realidade. Assim como o primeiro desenho parecia para muito um chapéu, na vida, muitas coisas não são o que parecem a primeira vista.
A Serpente:
Este é o primeiro personagem que o Pequeno Príncipe conhece quando chega a terra. É possível fazer um paralelismo com a serpente do livro e a serpente da Bíblia, que convenceu Adão e Eva a comer o fruto proibido. É responsável por enviar o Pequeno Príncipe à sua casa através de sua mordida venenosa.
Representa o fenômeno da morte e apesar de falar por enigmas, não requer tanta interpretação como os outros personagens, por que fala com franqueza.
O Rei:
Elemento envolvido em tristeza que bebe para esquecer a vergonha de beber. O Pequeno Príncipe fica com pena dele, mas ao mesmo tempo fica intrigado com a sua atitude perante a vida .
Representa a ignorância e as pessoas que tentam fugir da realidade ou resolver um determinado através do vicio.
O Post vai continuar na próxima página... ❤