quinta-feira, 22 de junho de 2017

Resenha - Série O Cemitério dos Livros Esquecidos - Carlos Ruiz Zafón











O Cemitério dos Livros esquecidos não precisa ser lida na ordem, pois seus livros não são sequencias diretas uns dos outros. O ponto em comum dos quatro livros é o Cemitério de Livros Esquecidos, um lugar perdido em Barcelona, rodeado de segredos e do qual poucos sabem a sua existência.
No primeiro livro o protagonista é levado a esse lugar pelo pai, e lá ele encontra um livro misterioso, que muda a história de sua vida e história.



Sinopse:







A Sombra do Vento tem uma narrativa bastante eletrizante, ora é poética, ora irônica. O enredo mistura vários gêneros diferentes como o romance de aventura de Alexandre Dumas, as novelas góticas de Edgar Allan Poe e os folhetins amorosos de Victor Hugo .
Ambientado na Espanha fanquista da primeira metade do século XX, nos ultimos raios de luz do modernismo e as trevas do pós-guerra, é uma obra comovente e sedutora, uma grande homenagem ao poder místico dos livros.







Aos 28 anos desiludido no amor e gravemente doente o escritor David vive sozinho num casarão em ruínas. É quando surge em sua vida Andreas Corelli, um estrangeiro que diz editor de livros. Sua origem é um verdadeiro mistério, ele promete a David muito dinheiro, e sua simples aparição parece devolver a saúde de David de volta.
Contudo o que ele quer em troca não é pouco. E o preço real dessa encomenda David terá que descobrir.








Barcelona 1957. Daniel Sempere e seu amigo Fermín, os heróis de  A Sombra do Vento, estão de volta à aventura para enfrentar o maior desafio de suas vidas.
Logo quando tudo começa a dar certo para eles, um personagem inquietante visita a livraria e ameaça revelar um terrível segredo que permanecia enterrado há duas décadas no fundo da memória da cidade.
Ao descobrir a verdade Daniel compreenderá que o destino o arrasta na direção de um confronto inevitável com a maior das sombras: aquela que cresce dentro dele.







E ainda tem o quarto e último livro traz mais uma personagem forte Alícia. O enredo se desenvolve em torno  do sequestro de Mauricio Valls, vilão bem conhecido pelos leitores. Alicia e Vargas são contratados para ajudar a desvendar o caso, mais acabam descobrindo muito mais do que deveriam e arriscando suas vidas.
E claro que os mistério estão ligados com os livros anteriores. É o mais policial dos quatro livros, principalmente na primeira parte, que particularmente é a minha preferida. Como já é marca de Zafón, o livro é recheado de ação, intrigas, desaparecimentos, assassinatos, drama, paixão e uma pitada de humor.


Resenha:


 Essa coleção de livros é simplesmente maravilhosa!!
Amei cada um dos livros, as histórias são bem redondinhas, não fica nem uma ponta solta, tudo seu porque e motivo pra acontecer, no decorrer de cada história muita informação se repete, mais isso serve para ajudar o leitor a não se perder em nenhuma das histórias e até mesmo recordar algumas informações.
Eu, por exemplo ficava o tempo todo pondo em ordem todos os acontecimento, memorizando os fatos novos, e lembrando o que eu já sabia, o que pra mim era Demais!!!
Só senti falta de um final mais deslumbrante que me surpreendesse. Na verdade queria que superasse o primeiro livro, mais infelizmente não aconteceu, mais essa é minha opinião.

Zafón consegue prender o leitor do inicio ao fim de cada história, com o ritmo bem frenético e uma linguagem bastante elegante, e o mais maravilhoso pra mim, o amor dos personagens pelos livros, faz derreter o coração de todos que tem essa mesma paixão.


Boa Leitura!!!💓 








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Resenha do Livro O Pequeno Príncipe- Antonie Saint-Exupéry (Segunda parte)

Dando continuidade ao texto anterior, vamos continuar no universo do Pequeno Príncipe e seus ensinamentos... Significado dos person...