Dando continuidade ao texto anterior, vamos continuar no universo do Pequeno Príncipe e seus ensinamentos...
Significado dos personagens do Livro:
O Homem de Negócios:
Tem a função de caricatura dos adultos, que muitas vezes estão envolvidos em seus negócios e não conseguem aproveitar a vida. É o único personagem criticado abertamente pelo Pequeno Príncipe.
O acendedor de Lampiões:
Simboliza as pessoas que cumprem determinadas tarefas sem pensamento critico, muitas vezes fazendo coisas sem sentido ou sem entender porquê.
O Geógrafo:
Um homem com bastante conhecimento geográfico e que escreve vários livros. Não obstante a sua inteligência sobre outros lugares, não conhece nada sobre seu próprio planeta, afirmando que não é função sua explora-lo. É ele quem recomenda ao Pequeno Príncipe uma visita ao planeta terra.
Quando o geógrafo revela que não estuda as flores porque elas não duram para sempre, o Pequeno Príncipe fica preocupado e se arrepende de tê-la deixado.
O Astrónomo:
O astrónomo turco foi o primeiro humano a descobrir o asteróide B-612, a casa do Pequeno Príncipe. Quando o personagem faz essa descoberta, ninguém acreditou pois ele estava vestido com roupas típicas turcas. No entanto, foi ouvido quando anos mais tarde fez a apresentação vestindo roupas ocidentais.
Representa o problema da xenofobia e racismo na sociedade, onde pessoas são julgadas de acordo com a sua roupa, raça ou local de nascimento.
O vaidoso:
É o único habitante no seu planeta e tem uma necessidade de ser reconhecido e elogiado pelos outros. Ele pergunta se o Pequeno Príncipe o admira e pede para que ele diga que é o mais inteligente, o mais bonito e mais rico do planeta, o que é estranho para o protagonista, já que o vaidoso é a única pessoa do planeta.
Este personagem ensina que não podemos depender dos elogios dos outros para encontrar nosso valor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário