Sinopse do Livro:
Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução final contra os Judeus. Também não faz ideia que seu país esta em guerra com boa parte da Europa, e muito menos que sua família esta envolvida no conflito. Na verdade Bruno sabe apenas que foi obrigado a se mudar de sua casa espaçosa e que vivia em Berlim e a mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e para além dela uma centena de pessoas de pijama, que sempre o deixam com frio na barriga. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. O menino do Pijama Listrado e uma fabula sobre amizade em tempos de guerra, e quando a inocência e colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.
Trama:
Um dia, Bruno chega da escola, e encontra a empregada arrumando suas coisas e logo descobre que sua família esta de mudança para um lugar que ele não faz ideia de onde seja, mais que já odeia. Ele tenta a todo custo convencer a mãe a mudar de ideia, mas sem sucesso ele não queria de forma alguma abandonar a sua casa enorme e principalmente ele não queria ficar longe de seu melhores amigos. Quando chegam na casa nova ele fica arrasado, a casa tem a metade do tamanho da outra, fica no meio do nada e ele logo percebe que não uma casa próxima, com quem ele iria brincar? E logo ele descobre que seria só ele e irmã na casa que segundo ele mesmo e seus pais " é um caso perdido".
Certo dia quando olha pela sua janela percebeu uma cerca enorme e muito além dela ele viu varias pessoas usando pijamas listrados e pra sua surpresa varias crianças estavam lá e também usavam pijamas, mais porque elas eram tão tristes e tão magras?
E Bruno logo se pergunta, o que essas pessoas estão fazendo ali e por que seus pais não contaram nada ele. Certo dia enquanto explorava aos arredores de sua casa a procura de uma aventura ele chega a tal cerca e encontra um menino sentado do outro lado, seu aspecto era horrível e ele era muito magro e tem um semblante muito triste.
Mas Bruno logo descobre um amigo e que eles tem muita coisa em comum, enfim ele teria alguém para passar tempo naquela casa tão monótona .
Eu li esse livro a muito tempo e ele me impactou logo de cara, é um livro pequeno, sua capa e muito simples e é narrado por um menino de apenas 9 anos, toda a história e contada por ele e como diz na sinopse ele não ideia de nada do que esta acontecendo ao seu redor, o que da uma espécie de inocência ao livro.
O pai de Bruno é um comandante nazista, e ele tem muito orgulho do pai, mais não faz ideia das tarefas que o pai desempenha e nem sequer tem muito contato com o mesmo, só quando é solicitado.
Por ser narrado por uma criança o livro minimiza a ferocidade de Hitler que na história e conhecido como "O Fúria, muita coisa ele pronuncia de forma errada por não compreender o que significa.
E ao meu ver é essa inocência que o autor quer passar no livro, o olhar de uma criança sobre todo esse horror que ele desconhece, por ser criança muitas perguntas ficam sem respostas e muita coisa não e dita então, quando ele conhece Shmuel ele não tem ideia da encrenca em que esta colocando os dois e nem mesmo Shmuel tem.
A amizade com o garoto judeu torna-se muito forte, eles tem muita coisa em cum inclusive o dia em que nasceram, todos os dias Bruno vai ao seu encontro e sempre percebe que seu amigo está cada vez mais magro e sempre que pode leva algo pra ele comer. Bruno tem curiosidade sobre o local onde Shmuel mora mais seu amigo sempre responde que se trata de um local triste e que todos lá estão tristes.
Até que certo dia acontece algo que deixa seu amigo Shmuel muito preocupado e Bruno claro tenta ajuda-lo, nesse momento vem a tona na historia algo como amizade, compreensão, irmandade, compaixão e fidelidade.
É uma história muito tocante e a leitura é muito rápida, falando com detalhes sobre o Holocausto, e contando a história de amizade de dois meninos que vieram de mundos completamente diferentes, livro não da detalhes do que acontece no final da história, eu só vim entender o que realmente aconteceu quando vi o filme que por sinal e tão bom quanto livro, mais no livro da pra se ter uma noção do que acontece, mesmo sendo muito vago.
É um livro que eu super recomendo!!!!
Boa leitura!! ❤❤
Nenhum comentário:
Postar um comentário