sexta-feira, 21 de julho de 2017

Ninfeias Negras - Michel Bussi






Sinopse:

Vencedor de cinco prêmios Literários, Ninfeias Negras foi um romance policial mais premiado da França em seu lançamento.

Giverny é um cidadezinha mundialmente conhecida, que atrai multidões todos os anos. Afinal, Claude Monet um dos maiores nomes do impressionismo, a imortalizou nos seus quadros, com seus jardins, a ponte japonesa e as ninfeias no laguinho.

É nesse cenário que um respeitado médico é encontrado morto, e os investigadores se veem numa trama em que nada é o que parece à primeira vista. Como numa tela impressionista, as pinceladas da narrativa se confundem para, em fim, darem forma a uma história envolvente de morte e mistério em que cada personagem é um enigma a parte - principalmente as protagonistas.




      " Três mulheres; A primeira era má,  a segunda mentirosa e a terceira egoísta"...







 


 Resenha:


 Como em seu outro livro, O Voo da Libélula, Michel Bussi inicia a história atiçando o leitor e sua curiosidade ao máximo:
Apresenta uma panorama do que será encontrado nas páginas que desenrolarão , porém, sem revelar seus mistérios, de forma a intensifica-los. Dessa maneira começamos a desenvolver várias hipóteses conforme a leitura segue, ávidos pela verdade que só é revelada ao final da leitura.

Posso afirmar que fiquei super impressionada com o desfecho da história é surpreendente!!


A pequena cidade de Giverny é palco de um assassinato bárbaro nos jardins de Claude Monet e intriga a policia. Jerome Morval , um oftalmologista de sucesso, mais com fama de mulherengo é grande apreciador das obras de Monet, foi encontrado morto e a forma como ele foi assassinado é perturbadora. Junto ao corpo é encontrado poucas pistas, uma marca de pegada e dentro do bolso de seu casaco um cartão de aniversário, possivelmente para uma criança de 11 anos com a frase " O crime de sonhar eu consisto que seja instaurado".

A policia logo começa as investigações e logo surgem três hipóteses: as amantes e seu maridos ciumentos, crianças que tenham 11 anos de idade e possam estar correndo perigo, ou ainda ter algum parentesco com a vitima, obras de Monet ou ainda não descobertas.
No centro de tudo isso três mulheres, que não se assemelham em nada mais estão ligadas pelo crime.

"A primeira tem 80 anos e é viúva, ou quase. A segunda tinha 36 e nunca havia traído o marido, ainda. E a terceira está prestes a completar 11 anos e todos os meninos de sua classe querem namorar com ela. A primeira só usava preto, a segunda se maquiava para o amante e a terceira enfeitava os cabelos para que voassem ao vento".








Enquanto a policia avança com as investigações acompanhamos  a rotina dessas 3 mulheres. As dificuldades que Fannete tem para pintar e entregar o quadro a professora, ela é muito talentosa e tem chance de ganhar um concurso de jovens pintores, no entanto nem todos estão felizes com a possibilidade. Stéphanie vive um casamento em que não é feliz, ela sonha em ser mãe, mais parece que isso estar longe de se tornar realidade e pra completar ela não ama mais o seu marido. E a Viúva, ou quase viúva segue seus dias com seus próprios dilemas e observa tudo de longe, ela sabe muita coisa sobre as outras duas. 


Devo confessar que é meio difícil fazer essa resenha, pois o livro é excelente fiquei sem saber por onde começar.
É uma trama completamente diferente de tudo que já li, é um dos meus gêneros preferidos, no começo criei várias teorias de quem era o assassino mais no final, não era nada que eu imaginava.

O autor nos apresenta um enredo em que tudo se conecta, qualquer informação se conecta com outra, mais só vamos perceber tudo isso quando ele nos mostra e é esse o momento em que quadro pintado diante de nossos olhos é completamente revelado.

A trama é narrada em sua grande maioria em primeira pessoa pela mulher mais velha, mais também tem alguns momentos em que outros personagens narram sua histórias, os capítulos são curtos mais nos envolvem por ser cheios de mistérios. E nem tenho o que falar da capa né, é perfeita!

Fiquei de boca aberta quando entendi a trama Ninfeias Negras e tenho certeza que você também ficará. Não imaginei em nenhum momento um final como esse, Michel Bussi consegui conduzir o leitor pelo enredo e ao mesmo tempo despista-lo. Por isso a surpresa ao final da leitura é muito mais intensificada nos fazendo repensar toda história.











Super indico o livro!!

Boa Leitura!!! ❤❤




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Resenha do Livro O Pequeno Príncipe- Antonie Saint-Exupéry (Segunda parte)

Dando continuidade ao texto anterior, vamos continuar no universo do Pequeno Príncipe e seus ensinamentos... Significado dos person...