sexta-feira, 14 de julho de 2017

Os Bebês de Auschwitz- Wendy Holden.




Sinopse:

Três mulheres grávidas. Três casais rezando por um futuro melhor. Três bebês nascidos com poucas semanas de diferença em circunstâncias inimagináveis. No momento em que nascem, pesando menos de um quilo e meio são verdadeiros esqueletos humanos, vivendo como podem no campo de concentração.
De alguma forma essas três mulheres conseguem sobreviver. Contrariando todas as probabilidades, seus filhos também sobrevivem. Setenta anos depois esses irmãos de coração se encontram pela primeira vez para contar a história dessas incríveis mulheres que desafiaram a morte para traze-los a vida. 


Nunca consegui entender o que levou Hitler a cometer tais atrocidades, o que passou na cabeça dele e acho que ninguém nunca vai entender, mais também me impressiono com o poder dele de influencia para fazer com que tantas pessoas se juntassem a ele com tanto ódio e raiva.

História sempre foi minha matéria preferida na escola, e quando me deparei com a Segunda Guerra Mundial muitos pontos de interrogação ficaram em minha mente.Quando tive oportunidade li e assisti vários documentários, livros que falavam sobre o tema.

Resenhas geralmente são fáceis pra serem feitas, mais quando se trata de algo que realmente aconteceu, que não obra de ficção, que pessoas passaram por isso de verdade, e o mais espantoso que pessoas tiveram a coragem de fazer isso com seus semelhantes, se torna uma tarefa difícil, delicada e emocionante.

Esse livro retrata a história de três jovens de boa família, de famílias ricas, que tinham sonhos, desejos e amores também.

No inicio do livro conhecemos a vida do pré-nazismo dessas três jovens, Priska, Rachel e Ancka, cada uma com sua vida começando, tato amorosamente, como profissionalmente.Até que tudo muda de uma hora pra outra.

Os Nazistas começaram a atacar pela Polônia e Rachel achava que tudo acontecia muito longe dela e que não iria ser afetada por nada disso, logo ela se vê cercada obrigada a abandonar tudo que tinha junto com sua família. Rachel e levada para um gueto (local de trabalho,cercado por muros precedentes aos campos de extermínio ).Lá são obrigados a viver em um cômodo, cercado por pessoas que não conhecem, com pouca comida, numa verdadeira miséria. Priska e Ancka também foram levadas para um gueto mais todas  elas  acabam sendo capturadas.

As três mulheres mesmo em meio de todo caos tentaram seguir com suas vidas, se casaram,  e todas as três foram separadas de seu maridos. As três mulheres engravidaram na mesma época. E as três mulheres passaram pelo mesmo sofrimento, sem nunca terem se conhecido.


Após os guetos foram levadas de trens de gado (eram trens com containers, onde sem comida e tendo que fazer suas necessidades ali mesmo eram transportados aos campos de concentração), e as três foram mandadas para AUSCHWITZ. 

Chegando lá conheceram uma figura famosa por suas atrocidades e frieza d Dr. Mengele. ele era responsável por fazer as inspeções iniciais diariamente em todos os detentos, era conhecido como "anjo da morte", parecia adorar o que fazia, ele também realizava experimentos bem macabros. Ele tinha o poder de escolher quem vivia, quem morria, quem ia para câmara de gás e suas futuras cobaias para seus experimentos.

O livro e muito rico em detalhes, mais uma coisa que me chama muito atenção é que todos viam e sabiam o que aconteciam mais agiam normalmente, elas depois são mandas pra uma fabrica de bombas e tinham que passar pela rua até chegar ao local e algumas pessoas viam e agiam normalmente, outras achavam que elas eram criminosas e algumas olhavam com pena como se quisessem ajudar mais não podiam.

O livro traz muita coisa que não fazia ideia de que acontecia, o livro conta toda a trajetória das três jovens e todo terror que passaram. Em alguns momentos algumas pessoas tentavam ajudar, ficavam horrorizadas quando viam o estado em que elas se encontravam, grávidas e verdadeiros esqueletos.

Não é uma leitura fácil, eu demorei duas semanas pra ler tudo e quando terminei não consegui fazer outra coisa a não ser orar por essas pessoas e chorar muito, os detalhes fazem com que você muitas vezes se sinta desconfortável com tudo aquilo e sinta mal até. Eu mesma parei muitas vezes a leitura pra tomar um copo com alga enxugar as lágrimas e respirar bem fundo pra retomar a leitura.

Esses bebês são verdadeiros milagres divinos é só o que posso acreditar, pois pelas condições que nasceram eles são perfeitos sem nenhuma sequela e saudáveis, se não foi milagre eu não sei de mais nada.


Super recomento pra quem gosta desse tipo de leitura ou tem curiosidade, mais afirmo e uma leitura difícil pois tem muitos detalhes chocantes não recomendo para pessoas sensíveis não.




                        Esses são os bebês, quando se encontraram pela primeira vez nos E.U.A.




           


       Essas são as guerreiras que lutaram com todas as forças para sobrevier e salvar seus filhos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Resenha do Livro O Pequeno Príncipe- Antonie Saint-Exupéry (Segunda parte)

Dando continuidade ao texto anterior, vamos continuar no universo do Pequeno Príncipe e seus ensinamentos... Significado dos person...