O post dessa semana é dedicado á um dos livros que mais me tocou, não só pelo fato de ser uma história real mais pelo fato de a Autora ter apenas 15 anos quando morreu.
Sinopse:
O Depoimento da jovem Anne Frank, morta pelos Nazistas após passar anos escondida no Sótão do escritório onde seu pai Otto Frank trabalhava, ainda hoje emociona os leitores do mundo inteiro. Seu diário narra os sentimentos, medos e pequenas alegrias de uma menina judia que, com sua família lutou em vão para sobreviver ao Holocausto.
Lançado em 1947, O Diário de Anne Frank, tornou-se um dos maiores sucessos editoriais de todos os tempos.Um livro tocante e importante que conta às novas gerações os horrores da perseguição aos judeus durante a Segunda Guerra Mundial.
A História:
Todos conhecem a história da menininha judia que passou um pouco mais de 2 anos escondida com sua família para não ser levada aos campos de concentração.
Vou contar um pouco da história da família, Anne nasceu no dia 12 de junho de 1929 na cidade alemã de Frankfurt, lugar onde a família de seu pai já vivia por várias gerações. A irmã de Anne Margot, é 3 anos e meio mais velha que ela.
A crise econômica, a ascensão de Hitler ao poder e o crescimento do antissemitismo põem fim a vida tranquila da família. Otto Frank e sua esposa Edith decidem com vários outros judeus deixar a Alemanha.
Otto consegue se restabelecer em Amsterdã e a família encontra um apartamento em Merwedeplein. As filhas vão para escola, Otto trabalha muito e Edith cuida da casa . A medida que a ameaça de guerra cresce na Europa, Otto tenta migrar para Inglaterra ou Estados Unidos, porém estas tentativas falham. Em 1 de Setembro de 1939, a Alemanha invade a Polônia dando inicio a segunda guerra mundial.
No esconderijo:
No dia 8 de Julho de 1942 o pai de Anne recebe uma notificação da SS para se apresentar ao campo de trabalho forçado, só que na verdade a notificação era pra sua irmã Margot, queriam que ela fosse sozinha.
No dia 9 de julho de 1942 Anne e sua família vão para o esconderijo, em seu diário Anne relata com riqueza de detalhes como tudo aconteceu, a fuga, a pressa para que ninguém descobrisse e a própria SS também.
A família Van Pels vai para lá logo em seguida e por último o dentista Fritz Pteffer. Ao todo eram 8 pessoas morando no anexo, e ficam lá por dois anos. Durante o dia tinham que manter silencio para que ninguém da fábrica descobrisse que eles estavam lá e só a noite é que eles podiam ficar um pouco mais a vontade.
Eles recebem ajuda de alguns funcionários do escritório, eles traziam alimentos, roupas mais o principal eles eram o contato com o mundo exterior para as pessoas do esconderijo.
O Diário:
Antes de ir para o esconderijo Anne ganhou de presente de aniversário um diário que ela nomeou de "Kitty", e imediatamente ela começa a escrever, mal sabia ela que Kitty seria sua melhor e única amiga.
Nesse diário ela relatava com detalhes tudo que acontecia, momentos que antecederam a fuga de sua família para o esconderijo, o dia-a-dia no esconderijo, como ele preparavam as refeições e como ele passavam o tempo lá.
O sonho de Anne era se tornar jornalista, e com certeza ela seria se tivesse sobrevivido, Anne tem uma personalidade muito forte e complicada, e ao longo do que ela escreve você percebe um certo amadurecimento ao longo do tempo em que passa no anexo.
O último registro de seu diário foi no dia 1 de agosto de 1944, na manhã do dia 4 de agosto de 1944, entre dez e dez e meia as oito pessoas do anexo foram presas, pegaram todos os objetos de valor e dinheiro que encontraram.
Das oito pessoas que estavam escondidas no anexo somente Otto Frank sobreviveu, ele foi repatriado em Amsterdã, casou-se novamente e até sua morte em 19 de agosto de 1980 continuou a morar em Birsfeldem, onde se dedicou a espalhar a mensagem do diário de sua filha.
Super indico esse livro para todos que queiram saber um pouco não só sobre a vida de Anne Frank mais também como tudo aconteceu, acho que por ser uma história real toca tanto as pessoas no mundo inteiro, pois quando ela morreu só tinha 15 anos.
É uma leitura apaixonante, deliciosa e encantadora, na minha opinião uma leitura obrigatória para todos, não só pelo que se trata o livro, mais por que faz você querer conhecer outras histórias relacionadas ao tema.
Boa Leitura!!! ❤❤
Nenhum comentário:
Postar um comentário