segunda-feira, 26 de junho de 2017

Lady Susan- Jane Austen

Sinopse:



Um Clássico da Literatura Inglesa, é uma obra epistolar curta, porém completa, conta a história de uma bela viúva manipuladora e muito sedutora de aproximadamente 35 anos de idade. Sua conduta é aparentemente irrepreensível, como se esperaria de uma perfeita dama. Com modos encantadores ela consegue desarmar até aqueles que são familiarizados com os boatos sobre sua má reputação. A relação com sua filha, a jovem Frederica, tímida e submissa parece ser destituída de qualquer tipo de afeição, pois a mãe a trata como mais uma peça de seu jogo maquiavélico, planejando casa-la contra a sua própria vontade. O livro é um convite a mente astuta e maliciosa de uma mulher hibituada a brincar com os sentimentos alheios sem nenhum remorso. 


Resenha:


Você já amou e odiou um personagem ao mesmo temo?
Então prepare-se pois é isso que vai acontecer quando você ler esse livro, essa personagem vai despertar vários sentimentos em você e alguns não bons.
É um livro diferente, não só entre outras obras de Jane Austen, mais também entre muitos outros livros que já li.
Teve uma publicação póstuma, sendo o material encontrado catalogado e publicado pelo seu sobrinho, James Edward Austen-Leigh, que foi o maior biografo da autora. Não se trata de uma mocinha romântica, na verdade a história passa bem longe da vida de Lady Susan. O livro revela o lado oculto das pessoas, aparentemente podem parecer anjos, mais no intimo são bem cruéis.
O formato do livro também e diferente, é em epístolas, a autora montou uma grande trama, que são escritas em cartas entre um personagem e outro, onde conhecemos cada um pela visão do outro, ou pela visão sincera de si mesmo, como no caso de Lady Susan e sua amiga intima Alícia. Essas mesmas cartas revelam as personalidades de cada personagem que descrevem seus atos, pensamentos e anseios. A protagonista Susan Vernon que dá título ao livro, é uma jovem viúva que de inocente não tem nada.
Lady Susan e fria, calculista, manipuladora, mais é pura sedução. A sua beleza, inteligência e persuasão são armas fatais para qualquer pessoa. Ela sabe agradar, ser gentil e tirar melhor proveito das situações e pessoas. Ela tem uma visão global dos fatos, é muito observadora e sua percepção é a chave para seu sucesso, mas também será o motivo da sua desgraça.
Tem um filha com idade entre 15 e 16 anos que abomina, pela semelhança com seu falecido esposo e sua família. Fredeirica é uma jovem, tímida, infeliz, bonita, mais nem tanto quando compara a sua mãe, é vítima direta da crueldade de sua mãe.
Sua mãe está com graves problemas financeiros, após a morte de seu esposo e tenta a qualquer custo casar sua filha com um jovem milionário, mas caso não de certo ela mesma fará esse sacrifício, se casando com o pretendente da filha.
Lady Susan é muito atual apesar de toda sua formalidade, mas é diferente você consegue perceber uma Jane diferente, falando das mazelas sem algum filtro. O que da pra entender do por que do livro não ser publicado naquela época, por se tratar de um assunto muito delicado para aquele período, existia um tabu enorme, tudo acontecia, mais não podia ser falado, muito menos escrito.



Super recomendo!!!!!

Ótima leitura!!❤





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Resenha do Livro O Pequeno Príncipe- Antonie Saint-Exupéry (Segunda parte)

Dando continuidade ao texto anterior, vamos continuar no universo do Pequeno Príncipe e seus ensinamentos... Significado dos person...